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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9853

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Título: Do matadouro ao nascedouro : a criação de novos espaços de participação juvenil
Autor(es): Fonseca Machado, Ninive
Palavras-chave: matadouro ao nascedouro; participação juvenil
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Fonseca Machado, Ninive; Salete Barbosa Cavalcanti, Josefa. Do matadouro ao nascedouro : a criação de novos espaços de participação juvenil. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar como se dá a criação e utilização de novos espaços de participação juvenil. Para tanto foi realizado um estudo de caso, tendo como foco dois grupos juvenis localizados no bairro de Peixinhos, na cidade de Olinda PE. A partir da identificação de vários elementos presentes na literatura atual sobre grupos juvenis, percebeu-se que a cultura tem representado um importante elemento catalisador das ações juvenis atuais no Brasil. Além disso, o caráter difuso, localizado e de curta abrangência das novas ações dificultam a identificação de um discurso único dos jovens de hoje. Como resultado dessa percepção, a juventude hoje é definida no plural. Em relação ao caso investigado, identificou-se que após a ação desses grupos em ocupar um prédio público localizado no bairro, eles conseguiram chamar a atenção das autoridades políticas, que passaram a adotar algumas ações no local. Estes jovens, que antes eram discriminados dentro da própria comunidade, passaram a ser reconhecidos e respeitados como resultado das ações que desenvolvem. Como principal consequência de suas ações, segundo afirmam os próprios entrevistados, ocorreu uma mudança na imagem do bairro. Antes identificado como um lugar perigoso , violento , e hoje conhecido por sua diversidade cultural
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9853
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

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